Caso Luva de Pedreiro expõe o vale-tudo do mundo dos empresários
A polêmica envolvendo o influenciador Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, é uma exposição clara de como é o 'vale-tudo' que circunda o mundo dos empresários, sejam eles de celebridades da internet, como é o caso do 'Luva', sejam eles jogadores de futebol ainda em formação. Iran e Allan de Jesus, seu antigo empresário, agora lavam a roupa suja publicamente, expondo situações em que ambos podem estar com a razão, ou nenhum deles.
E esse é o principal ponto de debate. Da mesma forma que o caso mostra como a falta de profissionalismo na gestão de carreira pode atrapalhar o futuro de um negócio, ele evidencia que o mercado brasileiro ainda é muito imaturo na gestão de imagem de celebridades, especialmente no esporte.
As redes sociais catapultaram os influenciadores. Isso fez com que, em diversos segmentos, surgissem empresas especializadas em gerenciar a imagem dessas pessoas. Busca por acordos de patrocínio é geralmente a porta de entrada para criar esse relacionamento. Diversas agências estão hoje por trás de grandes nomes das redes, ajudando a construir a imagem dos influenciadores e a ampliar o faturamento a partir de projetos com as marcas.
Curiosamente, no mercado esportivo, a existência de agentes de atletas fez com que esse fenômeno dos agentes de influenciadores digitais do esporte não se proliferasse de forma tão rápida. Praticamente não existe uma agência especializada em cuidar dessas pessoas. Recentemente, Casimiro anunciou acordo com uma empresa que atua em diversas áreas, mas não com a imagem de influenciadores. Da mesma forma, outras personalidades têm trabalhado na maioria das vezes por conta própria para gerenciar suas carreiras - e suas postagens.
Isso acontece, também, porque boa parte dos influenciadores está ligada ao segmento da mídia ou ao esporte. Quase todos os ícones que despontaram são atletas ou ex-atletas, jornalistas ou, de alguma forma, sempre produziram conteúdo nas redes sociais desde cedo. Iran Ferreira talvez tenha sido a primeira celebridade vinda completamente de fora desse mercado. E, com isso, viu sua vida profissional se tornar caso de Justiça.
É, a grosso modo, uma situação que acontece com muitos atletas ainda jovens que firmam contratos com empresários que foram ajudá-lo no começo da carreira. Nem sempre quem está ao lado tem o preparo para fazer acontecer. Ou a maturidade de trabalhar com o cliente de forma a separar completamente o vínculo de acreditar quando ninguém estava por perto da relação que precisa ser profissional.
Não existe, ainda, um mercado maduro de gestão de imagem de personalidades no universo do esporte. O caso do Luva de Pedreiro é a síntese dessa situação. Aconteceu com Iran, poderia ter acontecido com qualquer um. O que precisaria, na verdade, é que não houvesse tanto 'vale-tudo' na relação entre agente e agenciado.

Caso Luva de Pedreiro expõe o vale-tudo do mundo dos empresários
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.